quinta-feira, 27 de setembro de 2012


                          Homenagem ao Prof. Tucano

 Retirado do Blog Marcele Aires.


Há pessoas e há pessoas nessa vida.
Uma delas, rara, é o Tucano.


Pra quem não o conhece, o Tucano é referência no atletismo paranaense. Grande técnico, que dedicou sua vida ao esporte e principalmente aos atletas.
Hoje é o dia de seu aniversário e eu pensei em escrever um breve texto sobre sua figura. Não somente por seus atributos de técnico, sua competência e profissionalismo, mas, primordialmente, pela lição de humanidade que ele sempre me transmitiu – assim como a todos os atletas que já tiveram a sorte de passar por suas mãos.
Não sou uma atleta de ponta. Nem de meia ponta sou! Hahahahaha!!! Mas conheço o Tucano há 27 anos e acho que isso basta para que eu possa tecer comentários sobre sua pessoa.

Vamos ao feedback...
Sempre fui descoordenada. Hahahaha!!! Era um troço ruim porque ninguém me queria no time de vôlei da escola. Tampouco no de handebol. Eu era a reserva da reserva da reserva. Típico filme de high school americano, em que o “loser” fica sentado na arquibancada assistindo ao sucesso das cheerleaders peitudonas, loiras e gostosas! Hahahaha!!!
Minha mãe já havia me colocado no balé e na ginástica rítmica, mas sem sucesso... Na verdade, um desastre: eu parecia uma ema no cio dançando, com os meus gambitos pra lá e pra cá...
Até que um belo dia minha vida mudou. Eu tinha onze anos, estava na sexta série do Colégio Roland. O Tucano era o professor de Educação Física e ele pediu para que os alunos dessem umas três, quatro voltas na quadra, correndo. Obviamente, como todos adolescentes que se prezam, os alunos torceram o nariz e deram “migué” no professor: quando passavam em sua frente, corriam, mas tão logo o “prófi” saía do campo de visão, andavam feito umas lesmas, conversando, rindo, aquela bagunça... Mas exatamente naquele dia minha vida tomou um novo sentido. Pensei: “Puxa, não sei jogar handebol, sou uma pata descoordenada jogando vôlei, não consigo participar de nenhuma atividade física. Não, eu vou provar que consigo correr as quatro voltas sem andar. Eu consigo”. E lá fui eu. Quatro voltas sem parar. Como era de se esperar, todos os meus amigos, ao me observarem passar, riam e diziam: “Ei, pára de correr, não precisa, o professor não vai ver! Pra que cansar?”.
Acontece que ninguém sabia que naquele dia eu estava provando para mim mesma que era capaz de realizar algo importante, que se eu me concentrasse e fosse em frente, eu conseguiria vencer minhas limitações. E assim foi.
Ao terminar a corrida, o Tucano me chamou para começar a treinar na pista. Foi a partir daí que minha vida mudou completamente.

Primeiramente, o Tucano me ensinou disciplina, pois, no início, de segunda à sexta, ia, religiosamente, treinar. Mais pra frente, até nos sábados à tarde a gente corria, fazendo percurso embrenhado nas fazendas.

Em segundo lugar, o Tucano proporcionou que eu encontrasse amizades fortes e verdadeiras, que caminham comigo até hoje, como minhas amadas gêmeas Elaine e Eliane Real, Lucianinha Tonon, Alessandra Emidgio (que saudade, sumida!!!). É verdade que as amizades da infância e adolescência duram. E essas duraram. O atletismo me fez conhecer pessoas incríveis, batalhadoras e principalmente, o atletismo me tirou da “redoma de vidro” de menina de colégio particular e me colocou em contato com atletas das mais distintas idades, raças, condições sociais e realidades. Correr com senhores de sessenta e poucos, alguns ensacadores; com crianças, de escolas distantes da minha, da periferia, algumas até sem sapato, de pé no chão; isso tudo me fez aprender a respeitar o próximo. Não foi a religião, não foi a escola nem manual algum que me ensinou isso: foi o atletismo. O atletismo me fez ver que ninguém é melhor do que ninguém e que somos todos UM.

Treinei durante anos, depois fui morar no exterior. Voltei, veio a realidade da faculdade, logo após as mudanças constantes de lá pra cá na vida profissional, eu nesse meu life style cigano, hoje aqui, amanhã na Conchinchina, e assim por diante...

Dobras do destino, voltei à rota Rolândia/Maringá e cada vez mais tenho me fixado aqui em decorrência da UEM e em razão do meu amor. Nessa permanência, percebo que o Tucano continua o mesmo.

O mesmo treinador determinado, esforçado, competente, que dá seu sangue pelos atletas. E eu encontro o mesmo Tucano, agora já vovô do Joaquim, na pista, tomando tempo dos atletas, incentivando e puxando nos tiros (aaaaaaiiii!!!), firme e profissional, seja com um atleta de ponta, maratonista, seja com um moleque de onze anos que começou a treinar ontem.

O Tucano é um exemplo de técnico porque nunca fez distinção entre os atletas, nunca criticou resultados, nunca exigiu apenas medalhas ou troféus. O que ele sempre esperou de seus atletas – e acredito que ainda espera – é o esforço e a grande capacidade de transcendência dos próprios limites.

O Tucano me presenteou o atletismo e me fez entender que a corrida não é a parafernália de medalhas, de camisetas de competição, de barrinha de cereal, de corpo sarado: aprendi que o atletismo nos impulsiona a superar os próprios limites, faz com que tiremos de dentro uma força que nem sabíamos que existia, e principalmente, fortalece-nos e nos ensina a não desistir nunca. E isso não levo apenas na corrida – todos os ensinamentos do atletismo levo pra vida. E isso eu devo ao Tucano, grande professor, que me presenteou com o mundo do atletismo.

Parabéns a esse exemplo de profissional, que não precisa de favorezinhos políticos, não precisa de acordinhos nem de qualquer outro tipo de regalia, condição ou incentivo para trabalhar. Parabéns a esse exemplo de profissional e pessoa digna, que dia após dia, doa sua vida a treinar crianças, jovens, adultos e idosos, mostrando-lhes o verdadeiro sentido do esporte.

Parabéns e obrigada a esse profissional, que me ensinou a ser um ser humano melhor.  




domingo, 9 de setembro de 2012


            Desfile 07 de Setembro - Rolândia
No feriado da Independência, muitas pessoas assistiram o desfile na cidade de Rolândia. O sol e o céu azul ajudaram a colorir a passagem das escolas municipais, estaduais e também as particulares. As bandas marciais ditaram o ritmo do desfile. Além dos estudantes entidades como escoteiros, militares, o pessoal do alongamento e as diversas modalidades de esportes: vôlei, futebol, ginástica rítmica, atletismo, judô... também passaram pela avenida.

E falando em atletismo (corrida de rua) Os Tucanos não poderiam ficar de fora dessa e parte do pessoal foi pra avenida pra mostrar toda a determinação e alegria do grupo e levando a frente uma faixa na qual convidavam os rolandienses: VENHA CORRER COM A GENTE!!!



     

sábado, 8 de setembro de 2012

    
 XIV  Corrida Rústica Jd Alvorada - Prof. Vicente Pimentel Dias

No dia 02 de setembro saímos de Rolândia em direção a Maringá para mais um evento esportivo que vai se tornando uma tradição entre os corredores de rua. Eu pessoalmente não poderia deixar de prestigiar essa corrida em homenagem ao Prof. Pimentel, ele que foi uma lenda nas pistas e ruas paranaenses na década de 70,eu tive a honra de correr com ele no Campeonato Estadual adulto em Curitiba no ano de 1974 quando ele arrasou na pista com dois recordes paranaense na prova de 5.000 e 10.000 eu corri contra ele e confesso que levei um chapéu, o cara corria demais e tinha uma tranquilidade, sua capacidade essa dos grandes campeões.


Essa prova é realizada na distancia de 5 km e levou um grande numero de corredores a rua desde os mais experientes como muitos atletas iniciantes. A corrida de rua é um lugar aonde podemos testar nosso condicionamento e rever os amigos que vamos fazendo a cada corrida.
 
O grande vencedor da corrida no masculino foi Tauan Thiago Depierre e no feminino Marielen Cristina de Souza Maia.
Os atletas de Rolândia da equipe Os Tucanos também subiram ao pódio com Paulo Vinicius e Jocimar Canuto ,além da vitória na categoria de 15 a 17 anos da atleta Jaqueline Silva.
Confira algumas fotos da corrida. Esses dados foram informados por Ivar Benazi.

Até a próxima!!! 
 

domingo, 2 de setembro de 2012

                                    
                     Maratona de Londrina: 42 km de terra vermelha

                                                                         Resultados
Se uma atividade esportiva consegue reunir tantos amigos num mesmo espaço essa atividade é a corrida de rua. No último domingo de agosto cerca de 2,6 mil pessoas se juntaram para correr 42 km, 21km e 5 km em Londrina durante a segunda edição da Maratona Internacional de Londrina e é claro que Os Tucanos estiveram lá. Mas não só os Tucanos. Por lá correram Os Baleias, o grupo de Saude da Associação Médica de Londrina (da Márcia), a Core Inteligência Esportiva, a equipe Duarte Triathlon Team, Frenéticos, Acorremar, entre tantos outros grupos de atletas e amigos apaixonados pelo esporte.

O clima estava seco e o calor intenso mas a dificuldade não desmotivou ninguém. Elite ganhou espaço com a presença de quenianos e outros estrangeiros que pegaram o pódium, mas nosso atleta rolandense Adriano Bastos garantiu o pódium em primeiro lugar na prova de 5 km.

                                                                 Adriado em 1o. e Alan em 4o.

                                                               Largada dos 42km masculino
Já conhecida como uma prova difícil, a Maratona de Londrina teve o percurso alterado esse ano, mas isso não diminuiu também o desafio de quem percorreu o asfalto quente dessa terra vermelha cheia de paixão. Enquanto o pessoal da prova de 5 km fechava a corrida, a galera dos 42 ainda percorria a terra empoeirada e seca pela falta de chuva dos últimos meses. Para quem fez a prova de 21 km o companheirismo esteve o tempo todo presente. O grupo de bike Os Teimosos percorreram todo o trajeto distribuindo água, atendendo a quem precisava, e se colocaram o tempo todo a disposição daqueles que se sentiam cansados e desmotivas pelas dores que começavam a aparecer no final da prova.
Mas o companheirismo mais uma vez falou mais alto e os Tucanos puderam asssitir verdadeiros guerreiros terminarem pela primeira vez uma prova de 42 km assim como tantos outros se superaram no desafio de 21 km.
O responsável por tudo isso,  o   professor Ivar como muitos chamam por aí ou simplesmente "Tucano" para a maioria, acompanhou todos desde o começo. Se cada tucano - seja voador ou corredor - têm melhorado seu desempenho a cada dia, isso todos nós devemos a ele e a sua paixão pelo atletismo.



A organização da prova pecou um pouco na distribuição dos quites quando filas enormes se concentraram lá no Shopping Quintino no dia anterior da prova, mas em compensação a estrutura de atendimento ao atleta ao longo dos quilômetros de corrida  atendeu as expectativas dos atletas. Além de varios pontos de distribuição de água e isotônicos pudemos encontrar jovens animados estimulando os corredores em cada trecho. Isso sem contar com a alegria dos moradores londrinenses que entragavam água em pontos onde não havia a distribuição da organização e também jogavam água com mangueiras para refrescar a galera que suava para terminar a prova.
Aí vão os Tucanos que participaram da prova:
                                 42km
André Antonio – 3h20m09 – 6º na categoria (40-44)
José Loureiro Beffa – 3h37m09 – 3º na categoria (60-64)
Janaina M B da Silveira – 4h22m46 – 4º na categoria (40-44)

                                21km
Eliane Maria Real - 1h44m39 – 5º na categoria (40-44)
João Pedro de Oliveira – 1h49m28
Fernanda Borges da Silva – 2h21m15
Ivan D Oliveira (PAN) – 1h38m29
Daniel Cristino – 1h20m24 – 3º na categoria (45-49)
Ana Claudia C Vargas – 1h42m11 – 2º na categoria (18-24)
Lourdes C Schmidt – 2h01m24
Paulo Vinicius F Ribeiro – 1h19m53 – 4º na categoria (18-24)
Jocimar AP Canuto – 1h19m53 – 3º na categoria (18-24)
Paulo S Cerqueira – 1h20m49
Josué José Santos – 1h35m28
Edmar de O Galdino – 1h44m15
                                      5km
Adriano Bastos de Menezes -  15:16 – Foi o 1º colocado no GERAL
João Carlos Nascimento – 17:35 – 3º na categoria (35-39)
Fábio Alex P de Almeida – 19:27 -  3º na categoria (30-34)
Bruno Lundgren Rodrigues – 30:07
Juliano Fernochi – 23:12
Altair Pradela – 27:03
Alan Mathias – 15:51 –  Foi o 4º colocado no Geral
Edson Pereira Estevão – 17:38 – 5º na categoria (16-24)
Adriano Fernandes Santana – 19:09
Olga Oleiria – 26:53
Carmelita Antonio – 29:47
Aline C Jacinto – 32:32


Mais do que uma grande festa do atletismo a Maratona de Londrina se mostrou uma grande festa entre amigos e confirmou a alegria que cada um de nós Tucanos sentimos ao correr e poder encontrar com os amigos. Que cada vez mais corredores possam dar continuidade a essa "maratona" que é a vida de treinos e que nunca percam a força de vontade que carregam no coração. E mais do que isso: que pessoas sedentárias ou desanimadas com a vida possam acreditar que coisas simples da vida como correr podem mudar a história de pessoas para melhor e agregar ainda mais felicidade aos nossos dias.
Alguns momentos da prova:


Beffa - 3o.na categoria 60-64


                                                           André - passando pelo KM36!!!

                                                                     Corredoras dos 5km.
                                                                   Olga chegando.


                                     Equipe da Saúde... também estiveram por lá!!!
 Até a próxima!