Para um bom começo


Você tem amigos corredores, mas nunca se animou a participar de um treino. Ou então já tentou, mas sentiu-se ofegante, tendo certeza de que a corrida não é para você. Bem, isso até agora! Com vontade, dedicação e treino, oito semanas serão suficientes para deixá-la pronta para os primeiros 5 km.
De acordo com Renato Dutra, coordenador-técnico da assessoria esportiva Run&Fun, o treino para a mulher iniciante deve ser feito em ciclos, com aumento de volume aos poucos. “Elas começam correndo intercalando o trote com a caminhada e, no final de dois meses, estarão com um volume de treino de 30 km semanais”, destaca.
Vivian Steinhauser, 35, gerente de marketing e corredora de5 km há oito meses, opina: “A distância é perfeita. Faço 40 minutos de treino e já é o suficiente para correr a distância com tranquilidade”. Isso porque os trabalhos semanais ampliam a resistência – e também preparam a corredora para fazer mais esforço com menos fadiga.
“A única maneira de realizar os 5 km confortavelmente é treinar pelo menos duas vezes por semana”, afirma Miguel Bögli, da Stark Assessoria Esportiva. Hugo Coimbra, treinador da 4any1 Assessoria Esportiva, é enfático nesse aspecto. “Não adianta se preocupar com a mecânica do movimento, respiração, comprar o melhor tênis e fazer uma dieta milagrosa. Não tem jeito, faltou no treino, há perda no resultado”.
Cuidados extras – Se exercitar de maneira segura inclui aliar ao treinamento uma boa dieta. “Um organismo mal nutrido e, consequentemente, mal recuperado, entra em fadiga rápido e faz com que a iniciante tenha grandes chances de abandonar a corrida porque se lesionou ou porque está muito cansada”, adverte a nutricionista Mariana Klopfer.
O mesmo vale para a hidratação. Mesmo sendo uma prova curta, beber água é importante e também é um gesto a ser treinado, principalmente para quem nunca participou de provas. “Geralmente em corridas de 5 km, o primeiro posto de hidratação fica no terceiro quilometro. Então, aconselho a corredora a tentar correr três quilômetros e, depois, começar a tomar água para acostumar o corpo à realidade da prova”, ensina Dutra.